A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu para as superintendentes escolares do Núcleo Pedagógico, capacitação sobre pacificação de conflitos nas escolas e sobre escuta protegida de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. O evento aconteceu nesta terça-feira (27), no auditório Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente e atendeu servidores que têm comunicação direta com os gestores escolares.
A coordenadora do Núcleo de Pacificação e articuladora do Selo Unicef, Polímnia Cassimiro, destacou que as superintendentes escolares são peças-chave na integração da Smed com as escolas. “É preciso que estejam bem antenadas com o nosso processo. Em razão disso, nós estamos fazendo a formação preliminar da escuta protegida, como já fazemos com professores da educação infantil, pedagogos e os profissionais que estão entrando na rede educação”.
A coordenadora de Superintendência Escolar, Alessandra Martins, destacou a importância do encontro. “Existem conflitos com os quais nos deparamos na unidade escolar. A escuta protegida trouxe para nós um apoio necessário, onde a criança será ouvida e vamos ter a garantia de que o caso dessa criança vai ser de fato resolvido da melhor forma, preservando-a”, explicou.
Ela também destacou o apoio vem da escola para a criança: “O professor é o primeiro a identificar, a perceber um comportamento diferente dos outros, tristeza, o desempenho que baixa. Ele percebe que a criança está passando por um momento difícil. Então é muito importante a parceria, porque serão feitos os encaminhamentos devidos de maneira correta”.
Mín. 20° Máx. 34°